Nossa Escola
Histórico
Em abril de 1999, a pedagoga Joisa Virgínia Silva de Carvalho fundou a “Alumnus Educação Infantil”, tendo em mente educar como um ideal, não como um empreendimento, apenas.
O bairro escolhido para acolher o sonho e o empreendedorismo da educadora foi o Fernão Dias, que na época começava a se desenvolver, atraindo jovens famílias. Assim, a demanda por uma educação infantil de qualidade também foi aumentando e proporcionando um crescimento contínuo à escola.
Muita dedicação e persistência contribuíram para que o ideal de sua fundadora se tornasse realidade, fazendo a pequena Alumnus conquistar a confiança dos pais.
Em 2002, a criação de um 2º andar mostrava que o trabalho estava sendo reconhecido, mas também apontava para a necessidade de um espaço maior para dar continuidade ao projeto educacional.
A grande mudança veio em 2005 com a construção da nova sede na avenida principal do bairro, mas isso só foi possível graças ao apoio de João Paulo da Silva, pai da fundadora, e ao empreendedorismo de Márcio Sales de Carvalho, marido e sócio da Joisa. Inaugurada com 2 andares, a escola teve seu projeto concebido para crescer até 4 andares, tamanho atual da estrutura. O trabalho desenvolvido credenciou, no mesmo ano, a implantação das séries iniciais do Ensino Fundamental, agora como Colégio Alumnus.
Perseverando em uma proposta alicerçada no ideal de educar e com a parceria dos pais, em 2012 o Colégio Alumnus passou a oferecer o Ensino Fundamental – anos finais e, em 2021, o Ensino Médio.
Um novo terreno foi recentemente adquirido no mesmo bairro e o prédio do Ensino Médio, já aprovado pela Prefeitura de Belo Horizonte, começa a ganhar forma, com previsão para término da construção em 2024.
A origem do Nome
O nome Alumnus vem do latim e significa “estudante”, foco do trabalho educacional desenvolvido pelo Colégio e, acima de tudo, a sua razão de existir.
Missão
Formar um CIDADÃO INTEGRAL por meio da inovação pedagógica.
Visão
Ser referência na qualidade da educação em Belo Horizonte.
Valores
Ética
Respeito aos outros, compromisso com o que se propõe a fazer. Pontualidade, seriedade, verdade e cuidado nos relacionamentos.
Assertividade
Capacidade, coragem e confiança para o desenvolvimento dos diálogos e mudanças.
Inovação
Busca incessante de práticas de ensino novas, interessantes e desafiadoras.
CapacitaÇÃo
Investimento na formação proativa e comprometida com o crescimento pessoal e profissional.
Parceria
Pais são companheiros no processo de educação dos filhos. O relacionamento dos colaboradores com o Colégio Alumnus deve transcender ao mero vínculo empregatício; mas assumir-se numa postura de interesse, entrega e envolvimento.
Infraestrutura
4 andares, 1 quadra poliesportiva coberta, biblioteca, sala de artes, laboratório de ciências, salas amplas.
O Colégio Alumnus foi planejado em 2002, quando a antiga sede já não conseguia atender mais a demanda das famílias que o procuravam. Assim, o arquiteto Marcos Satuf planejou a sede do Colégio com 4 andares, já pensando em um crescimento sustentável, e com projeto arquitetônico específico para escola.
Equipe Administrativa
Vânia Lúcia Silva – Diretora Pedagógica
Márcio Sales de Carvalho – Diretor Administrativo-financeiro
Joisa Virginia Silva de Carvalho – Gestora
Jacqueline Caixeta– Supervisora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Tatiana Siúves – Supervisora do Ensino Fundamental I
Brenda Campos – Supervisora do Ensino Infantil
Tatiana Alves de Almeida – Secretária
Gilmar Joaquim dos Santos – Porteiro
Cleuziane de Oliveira Santos – Recepcionista
Equipe de Educadores
Professores formados em Pedagogia
Auxiliares de turma nos Maternais
Professores especializados nas aulas de Inglês, Xadrez, Educação Física, Arte, Música e Produção de Texto
Professores especializados no Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Metodologia Filosófica
Nosso projeto educativo visa a formação global da criança nas diferentes dimensões do ser humano (corpo, mente, inteligência, afetividade, espírito, equilíbrio) em que não só o aspecto cognitivo, mas também o afetivo, o artístico, o lúdico, o emocional adquirem grande importância. Além disso, nossa instituição possui uma dimensão de formação moral e ética fundamentada em valores que se baseiam na verdade, na bondade, na honestidade, no amor, no respeito, na justiça, na solidariedade e na partilha.
Assim, todos os integrantes da comunidade escolar (educadores e pais) têm o dever de colaborar e participar do desenvolvimento do nosso projeto educativo, promovendo a realização dos fins propostos para a educação em nossa instituição.
As diretrizes pedagógicas que norteiam o nosso trabalho e que serão aqui explicitadas, consideram a criança como um ser em desenvolvimento e crescimento, que possui alguns conhecimentos prévios mesmo antes de se ingressar na escola. É um ser ativo, experimentador e criativo, um sujeito histórico e social, único em sua existência.
Nossa filosofia de trabalho está construída nos pilares do respeito à criança em cada fase do seu desenvolvimento, enquanto um ser pensante e atuante no mundo. Nossa prática visa propiciar um ambiente favorável à sua formação global, onde se considera importante o seu conhecimento prévio, suas habilidades e vivências. Assim, a escola deve ser um lugar estimulante para a criança realizar descobertas e construir o conhecimento, através da interação com o meio e ambos se modificando através desse processo.
Trabalhamos na perspectiva da formação da autonomia, no estímulo à busca de estratégias de aprendizagem, ou seja, aprender a aprender.
Metodologia Pedagógica
A Educação Infantil
A Educação Infantil é uma das etapas escolares mais valorizadas pelos estudiosos e pelas teorias pedagógicas nos últimos 20 anos.
Ensino Fundamental I
Nosso trabalho lida com o processo de aprendizagem numa visão mais ampla do docente, considerando os vários aspectos da formação do ser humano: social, emocional, intelectual e motor.
Ensino Fundamental II
Esta fase da escolaridade ocorre concomitantemente com um momento de grande mudança na vida dos estudantes.
Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico
Com o intuito de proporcionar ainda mais transparência às famílias, apresentamos o nosso Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico. O Regimento Escolar descreve as principais normas e regras que norteiam o funcionamento do nosso Colégio e o PPP traz, de forma objetiva e organizada, os princípios da nossa Metodologia que estão diretamente ligados aos Referenciais Curriculares Nacionais e aos Parâmetros Curriculares Nacionais.