A educação infantil é um espaço de desenvolvimento e de muito aprendizado. É uma etapa de constantes estímulos e contribui decisivamente para o desenvolvimento intelectual das crianças.
Mas é também uma fase em que não pode faltar o afeto, o acolhimento e a alegria. A criança deve ter prazer na construção do conhecimento. Deve aprender respeitar as regras, os colegas e a professora.
13h15 às 17h15
A Educação Infantil é uma das etapas escolares mais valorizadas pelos estudiosos e pelas teorias pedagógicas nos últimos 20 anos. O Colégio Alumnus vem incorporando esses avanços, mantendo os princípios e valores que sempre nortearam seu trabalho.
O Colégio Alumnus se caracteriza, por um lado, como uma Escola calorosa e afetiva, que compreende as diferenças e as necessidades individuais de cada criança.
Por outro, oferece também todas as condições e os estímulos necessários ao desenvolvimento cognitivo e motor. Daí o sentido das inúmeras atividades de Arte, Música, Esportes, Culinária, entre tantas que compõem o projeto pedagógico da Educação Infantil.
A alfabetização é um processo que acontece em todo esse período com ênfase na sistematização de leitura e escrita, a partir do contato e apropriação de diferentes gêneros textuais.
Damos continuidade ao trabalho com números, espaço e tempo, geometria, medidas e grandezas. O trabalho de formação para a cidadania consciente e atuante permeia todo o processo educativo da escola.
O Ensino Fundamental prioriza o desenvolvimento da capacidade de aprender através do domínio da leitura, da escrita e do raciocínio. Sistematiza o ensino das matérias fundamentais do currículo – com ênfase na Lingua Portuguesa e na Matemática – enriquecidas por atividades complementares, interdisciplinares, trabalho com jogos e realização de feiras matemáticas e de ciências.
Os conteúdos científicos são desenvolvidos numa perspectiva de investigação e experimentação. Aprofunda a curiosidade, a criatividade, a mente questionadora contribuindo com o trabalho de formação para cidadania consciente e atuante, no uso dos conhecimentos científicos para a proteção e valorização da vida de qualquer espécie e da preservação do nosso planeta.
13h às 17h30 (turno da tarde)
Nosso trabalho lida com o processo de aprendizagem numa visão mais ampla do docente, considerando os vários aspectos da formação do ser humano: social, emocional, intelectual e motor.
Propomos uma abordagem do conhecimento através da interdiciplinaridade, trabalhando os conteúdos de forma dinâmica e contextualizada.
Nosso projeto pedagógico para o Ensino Fundamental I vai além dos componentes curriculares obrigatórios, potencializando os conhecimentos obtidos pelos alunos através de atividades extras tais como o Xadrez, que, semanalmente, faz parte das aulas de matemática.
Nesta etapa, a meta é orientar os alunos na aquisição dos conhecimentos disciplinares, fornecendo-lhes base sólida para enfrentar os desafios do futuro.
Responsabilidade social e respeito ao meio ambiente estão presentes nas reflexões sobre temas da atualidade e em ações e atividades concretas, associando pesquisa teórica e de campo.
Esta fase da escolaridade ocorre concomitantemente com um momento de grande mudança na vida dos estudantes. Durante o período da pré-adolescência eles se apresentam mais questionadores e curiosos, com muita vontade de desvendar o mundo em que vivem. Constroem novas relações sociais e buscam suas identificações.
O Ensino Fundamental II é o momento de avançar nos conteúdos, priorizar o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade como valores e habilidades importantes para os alunos no enfrentamento dos novos desafios, bem como proporcionar uma educação de qualidade através de um currículo que acompanha as transformações que ocorrem de forma tão rápida na sociedade.
Lançado em 2013, o Ensino Fundamental II tem seu projeto pedagógico alicerçado na experiência adquirida pelo Colégio Alumnus desde 1999, tendo como foco a formação de um estudante preparado para os novos desafios de nossa sociedade.