O Colégio Alumnus foi inaugurado em abril de 1999, no bairro Fernão Dias, com o nome de Alumnus Educação Infantil.
Os primeiros anos foram de muito trabalho e estruturação. Ao mesmo tempo em que o bairro crescia, com dezenas de prédios residenciais surgindo, também crescia a demanda por educação infantil de qualidade, o que proporcionou um crescimento contínuo à escola.
Em 2002, a criação de um 2º andar mostrava que o trabalho estava sendo reconhecido, mas também apontava para a necessidade de um espaço mais amplo para dar continuidade ao projeto educacional.
A grande mudança veio em 2005, com a construção da nova sede. Inaugurada com 2 andares, a escola teve seu projeto concebido para crescer até 4 andares, tamanho atual da estrutura.
Para marcar aquele momento de mudança e crescimento veio o nome atual: Colégio Alumnus e uma novidade: o Ensino Fundamental I.
Atualmente, o Alumnus oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II.
O nome Alumnus vem do latim e significa “estudante”, foco do trabalho educacional desenvolvido pelo Colégio e, acima de tudo, a sua razão de existir.
Para a proprietária e diretora do colégio Joísa Virgínia Silva de Carvalho e seu sócio, Márcio Sales de Carvalho, a concretização do Colégio Alumnus foi a realização de um grande sonho.
Formar um CIDADÃO INTEGRAL por meio da inovação pedagógica.
Ser referência na qualidade da educação em Belo Horizonte.
Respeito aos outros, compromisso com o que se propõe a fazer. Pontualidade, seriedade, verdade e cuidado nos relacionamentos.
Capacidade, coragem e confiança para o desenvolvimento dos diálogos e mudanças.
Busca incessante de práticas de ensino novas, interessantes e desafiadoras.
Investimento na formação proativa e comprometida com o crescimento pessoal e profissional.
Pais são companheiros no processo de educação dos filhos. O relacionamento dos colaboradores com o Colégio Alumnus deve transcender ao mero vínculo empregatício; mas assumir-se numa postura de interesse, entrega e envolvimento.
4 andares, 1 quadra poliesportiva coberta, biblioteca, sala de artes, laboratório de ciências, salas amplas.
O Colégio Alumnus foi planejado em 2002, quando a antiga sede já não conseguia atender mais a demanda das famílias que o procuravam. Assim, o arquiteto Marcos Satuf planejou a sede do Colégio com 4 andares, já pensando em um crescimento sustentável, e com projeto arquitetônico específico para escola.
Vânia Lúcia Silva – Diretora Pedagógica
Márcio Sales de Carvalho – Diretor Administrativo-financeiro
Jacqueline Caixeta– Supervisora do Ensino Fundamental II
Geralda Helena – Supervisora do Ensino Fundamental I
Brenda Campos – Supervisora do Ensino Infantil
Tatiana Alves de Almeida – Secretária
Gilmar Joaquim dos Santos – Porteiro
Cleuziane de Oliveira Santos – Recepcionista
Professores formados em Pedagogia / Magistério
Auxiliares de turma nos Maternais
Professores especializados nas aulas de Inglês, Xadrez, Educação Física, Arte, Música e Produção de Texto
Professores especializados no Ensino Fundamental II
Nosso projeto educativo visa a formação global da criança nas diferentes dimensões do ser humano (corpo, mente, inteligência, afetividade, espírito, equilíbrio) em que não só o aspecto cognitivo, mas também o afetivo, o artístico, o lúdico, o emocional adquirem grande importância. Além disso, nossa instituição possui uma dimensão de formação moral e ética fundamentada em valores que se baseiam na verdade, na bondade, na honestidade, no amor, no respeito, na justiça, na solidariedade e na partilha.
Assim, todos os integrantes da comunidade escolar (educadores e pais) têm o dever de colaborar e participar do desenvolvimento do nosso projeto educativo, promovendo a realização dos fins propostos para a educação em nossa instituição.
As diretrizes pedagógicas que norteiam o nosso trabalho e que serão aqui explicitadas, consideram a criança como um ser em desenvolvimento e crescimento, que possui alguns conhecimentos prévios mesmo antes de se ingressar na escola. É um ser ativo, experimentador e criativo, um sujeito histórico e social, único em sua existência.
Nossa filosofia de trabalho está construída nos pilares do respeito à criança em cada fase do seu desenvolvimento, enquanto um ser pensante e atuante no mundo. Nossa prática visa propiciar um ambiente favorável à sua formação global, onde se considera importante o seu conhecimento prévio, suas habilidades e vivências. Assim, a escola deve ser um lugar estimulante para a criança realizar descobertas e construir o conhecimento, através da interação com o meio e ambos se modificando através desse processo.
Trabalhamos na perspectiva da formação da autonomia, no estímulo à busca de estratégias de aprendizagem, ou seja, aprender a aprender.
A Educação Infantil é uma das etapas escolares mais valorizadas pelos estudiosos e pelas teorias pedagógicas nos últimos 20 anos.
Nosso trabalho lida com o processo de aprendizagem numa visão mais ampla do docente, considerando os vários aspectos da formação do ser humano: social, emocional, intelectual e motor.
Esta fase da escolaridade ocorre concomitantemente com um momento de grande mudança na vida dos estudantes.
Com o intuito de proporcionar ainda mais transparência às famílias, apresentamos o nosso Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico. O Regimento Escolar descreve as principais normas e regras que norteiam o funcionamento do nosso Colégio e o PPP traz, de forma objetiva e organizada, os princípios da nossa Metodologia que estão diretamente ligados aos Referenciais Curriculares Nacionais e aos Parâmetros Curriculares Nacionais.