Nossa Escola

Histórico

O Colégio Alumnus foi inaugurado em abril de 1999, no bairro Fernão Dias, com o nome de Alumnus Educação Infantil.

 

Os primeiros anos foram de muito trabalho e estruturação. Ao mesmo tempo em que o bairro crescia, com dezenas de prédios residenciais surgindo, também crescia a demanda por educação infantil de qualidade, o que proporcionou um crescimento contínuo à escola.

 

Em 2002, a criação de um 2º andar mostrava que o trabalho estava sendo reconhecido, mas também apontava para a necessidade de um espaço mais amplo para dar continuidade ao projeto educacional.

 

A grande mudança veio em 2005, com a construção da nova sede. Inaugurada com 2 andares, a escola teve seu projeto concebido para crescer até 4 andares, tamanho atual da estrutura.

 

Para marcar aquele momento de mudança e crescimento veio o nome atual: Colégio Alumnus e uma novidade: o Ensino Fundamental I.

 

Atualmente, o Alumnus oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II.

A origem do Nome

O nome Alumnus vem do latim e significa “estudante”, foco do trabalho educacional desenvolvido pelo Colégio e, acima de tudo, a sua razão de existir.

 

Para a proprietária e diretora do colégio Joísa Virgínia Silva de Carvalho e seu sócio, Márcio Sales de Carvalho, a concretização do Colégio Alumnus foi a realização de um grande sonho.

Missão

Formar um CIDADÃO INTEGRAL por meio da inovação pedagógica.

Visão

Ser referência na qualidade da educação em Belo Horizonte.

Valores

Ética

Respeito aos outros, compromisso com o que se propõe a fazer. Pontualidade, seriedade, verdade e cuidado nos relacionamentos.

Assertividade

Capacidade, coragem e confiança para o desenvolvimento dos diálogos e mudanças.

Inovação

Busca incessante de práticas de ensino novas, interessantes e desafiadoras.

CapacitaÇÃo

Investimento na formação proativa e comprometida com o crescimento pessoal e profissional.

Parceria

Pais são companheiros no processo de educação dos filhos. O relacionamento dos colaboradores com o Colégio Alumnus deve transcender ao mero vínculo empregatício; mas assumir-se numa postura de interesse, entrega e envolvimento.

Infraestrutura

4 andares, 1 quadra poliesportiva coberta, biblioteca, sala de artes, laboratório de ciências, salas amplas.

 

O Colégio Alumnus foi planejado em 2002, quando a antiga sede já não conseguia atender mais a demanda das famílias que o procuravam. Assim, o arquiteto Marcos Satuf planejou a sede do Colégio com 4 andares, já pensando em um crescimento sustentável, e com projeto arquitetônico específico para escola.

Equipe Administrativa

Vânia Lúcia Silva – Diretora Pedagógica

Márcio Sales de Carvalho – Diretor Administrativo-financeiro

Jacqueline Caixeta– Supervisora do Ensino Fundamental II

Geralda Helena – Supervisora do Ensino Fundamental I

Brenda Campos – Supervisora do Ensino Infantil

Tatiana Alves de Almeida – Secretária

Gilmar Joaquim dos Santos – Porteiro

Cleuziane de Oliveira Santos – Recepcionista

Equipe de Educadores

Professores formados em Pedagogia / Magistério

Auxiliares de turma nos Maternais

Professores especializados nas aulas de Inglês, Xadrez, Educação Física, Arte, Música e Produção de Texto

Professores especializados no Ensino Fundamental II

Metodologia Filosófica

Nosso projeto educativo visa a formação global da criança nas diferentes dimensões do ser humano (corpo, mente, inteligência, afetividade, espírito, equilíbrio) em que não só o aspecto cognitivo, mas também o afetivo, o artístico, o lúdico, o emocional adquirem grande importância. Além disso, nossa instituição possui uma dimensão de formação moral e ética fundamentada em valores que se baseiam na verdade, na bondade, na honestidade, no amor, no respeito, na justiça, na solidariedade e na partilha.

 

Assim, todos os integrantes da comunidade escolar (educadores e pais) têm o dever de colaborar e participar do desenvolvimento do nosso projeto educativo, promovendo a realização dos fins propostos para a educação em nossa instituição.

 

As diretrizes pedagógicas que norteiam o nosso trabalho e que serão aqui explicitadas, consideram a criança como um ser em desenvolvimento e crescimento, que possui alguns conhecimentos prévios mesmo antes de se ingressar na escola. É um ser ativo, experimentador e criativo, um sujeito histórico e social, único em sua existência.

 

Nossa filosofia de trabalho está construída nos pilares do respeito à criança em cada fase do seu desenvolvimento, enquanto um ser pensante e atuante no mundo. Nossa prática visa propiciar um ambiente favorável à sua formação global, onde se considera importante o seu conhecimento prévio, suas habilidades e vivências. Assim, a escola deve ser um lugar estimulante para a criança realizar descobertas e construir o conhecimento, através da interação com o meio e ambos se modificando através desse processo.

 

Trabalhamos na perspectiva da formação da autonomia, no estímulo à busca de estratégias de aprendizagem, ou seja, aprender a aprender.

Metodologia Pedagógica

A Educação Infantil

A Educação Infantil é uma das etapas escolares mais valorizadas pelos estudiosos e pelas teorias pedagógicas nos últimos 20 anos.

Ensino Fundamental I

Nosso trabalho lida com o processo de aprendizagem numa visão mais ampla do docente, considerando os vários aspectos da formação do ser humano: social, emocional, intelectual e motor.

Ensino Fundamental II

Esta fase da escolaridade ocorre concomitantemente com um momento de grande mudança na vida dos estudantes.

Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico

Com o intuito de proporcionar ainda mais transparência às famílias, apresentamos o nosso Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico. O Regimento Escolar descreve as principais normas e regras que norteiam o funcionamento do nosso Colégio e o PPP traz, de forma objetiva e organizada, os princípios da nossa Metodologia que estão diretamente ligados aos Referenciais Curriculares Nacionais e aos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Colégio Alumnus