Nossa Escola

Histórico

O Colégio Alumnus foi inaugurado em abril de 1999, no bairro Fernão Dias, com o nome de Alumnus Educação Infantil.

Os primeiros anos foram de muito trabalho e estruturação. Ao mesmo tempo em que o bairro crescia, com dezenas de prédios residenciais surgindo, também crescia a demanda por educação infantil de qualidade, o que proporcionou um crescimento contínuo à escola.

Em 2002, a criação de um 2º andar mostrava que o trabalho estava sendo reconhecido, mas também apontava para a necessidade de um espaço mais amplo para dar continuidade ao projeto educacional.

A grande mudança veio em 2005, com a construção da nova sede. Inaugurada com 2 andares, a escola teve seu projeto concebido para crescer até 4 andares, tamanho atual da estrutura.

Para marcar aquele momento de mudança e crescimento veio o nome atual: Colégio Alumnus e uma novidade: o Ensino Fundamental I.

Atualmente, o Alumnus oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II.

A origem do Nome

O nome Alumnus vem do latim e significa “estudante”, foco do trabalho educacional desenvolvido pelo Colégio e, acima de tudo, a sua razão de existir.

Para a proprietária e diretora do colégio Joísa Virgínia Silva de Carvalho e seu sócio, Márcio Sales de Carvalho, a concretização do Colégio Alumnus foi a realização de um grande sonho.

Formar um CIDADÃO INTEGRAL por meio da inovação pedagógica.

Ser referência na qualidade da educação em Belo Horizonte.

Ética

Respeito aos outros, compromisso com o que se propõe a fazer. Pontualidade, seriedade, verdade e cuidado nos relacionamentos.

Assertividade

Capacidade, coragem e confiança para o desenvolvimento dos diálogos e mudanças.

Busca incessante de práticas de ensino novas, interessantes e desafiadoras.

CapacitaÇÃo

Investimento na formação proativa e comprometida com o crescimento pessoal e profissional.

Parceria

Pais são companheiros no processo de educação dos filhos. O relacionamento dos colaboradores com o Colégio Alumnus deve transcender ao mero vínculo empregatício; mas assumir-se numa postura de interesse, entrega e envolvimento.

Infraestrutura

4 andares, 1 quadra poliesportiva coberta, biblioteca, sala de artes, laboratório de ciências, salas amplas.

O Colégio Alumnus foi planejado em 2002, quando a antiga sede já não conseguia atender mais a demanda das famílias que o procuravam. Assim, o arquiteto Marcos Satuf planejou a sede do Colégio com 4 andares, já pensando em um crescimento sustentável, e com projeto arquitetônico específico para escola.

Equipe Administrativa

Vânia Lúcia Silva – Diretora Pedagógica

Márcio Sales de Carvalho – Diretor Administrativo-financeiro

Jacqueline Caixeta– Supervisora do Ensino Fundamental II

Geralda Helena – Supervisora do Ensino Fundamental I

Brenda Campos – Supervisora do Ensino Infantil

Tatiana Alves de Almeida – Secretária

Gilmar Joaquim dos Santos – Porteiro

Cleuziane de Oliveira Santos – Recepcionista

Equipe de Educadores

Professores formados em Pedagogia / Magistério

Auxiliares de turma nos Maternais

Professores especializados nas aulas de Inglês, Xadrez, Educação Física, Arte, Música e Produção de Texto

Professores especializados no Ensino Fundamental II

Metodologia Filosófica

Nosso projeto educativo visa a formação global da criança nas diferentes dimensões do ser humano (corpo, mente, inteligência, afetividade, espírito, equilíbrio) em que não só o aspecto cognitivo, mas também o afetivo, o artístico, o lúdico, o emocional adquirem grande importância. Além disso, nossa instituição possui uma dimensão de formação moral e ética fundamentada em valores que se baseiam na verdade, na bondade, na honestidade, no amor, no respeito, na justiça, na solidariedade e na partilha.

Assim, todos os integrantes da comunidade escolar (educadores e pais) têm o dever de colaborar e participar do desenvolvimento do nosso projeto educativo, promovendo a realização dos fins propostos para a educação em nossa instituição.

As diretrizes pedagógicas que norteiam o nosso trabalho e que serão aqui explicitadas, consideram a criança como um ser em desenvolvimento e crescimento, que possui alguns conhecimentos prévios mesmo antes de se ingressar na escola. É um ser ativo, experimentador e criativo, um sujeito histórico e social, único em sua existência.

Nossa filosofia de trabalho está construída nos pilares do respeito à criança em cada fase do seu desenvolvimento, enquanto um ser pensante e atuante no mundo. Nossa prática visa propiciar um ambiente favorável à sua formação global, onde se considera importante o seu conhecimento prévio, suas habilidades e vivências. Assim, a escola deve ser um lugar estimulante para a criança realizar descobertas e construir o conhecimento, através da interação com o meio e ambos se modificando através desse processo.

Trabalhamos na perspectiva da formação da autonomia, no estímulo à busca de estratégias de aprendizagem, ou seja, aprender a aprender.

Metodologia Pedagógica

A Educação Infantil

A Educação Infantil é uma das etapas escolares mais valorizadas pelos estudiosos e pelas teorias pedagógicas nos últimos 20 anos.

Ensino Fundamental I

Nosso trabalho lida com o processo de aprendizagem numa visão mais ampla do docente, considerando os vários aspectos da formação do ser humano: social, emocional, intelectual e motor.

Ensino Fundamental II

Esta fase da escolaridade ocorre concomitantemente com um momento de grande mudança na vida dos estudantes.

Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico

Com o intuito de proporcionar ainda mais transparência às famílias, apresentamos o nosso Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico. O Regimento Escolar descreve as principais normas e regras que norteiam o funcionamento do nosso Colégio e o PPP traz, de forma objetiva e organizada, os princípios da nossa Metodologia que estão diretamente ligados aos Referenciais Curriculares Nacionais e aos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Colégio Alumnus