Segmentos

Educação Infantil

A educação infantil é um espaço de desenvolvimento e de muito aprendizado. É uma etapa de constantes estímulos e contribui decisivamente para o desenvolvimento intelectual das crianças. É também uma fase em que não pode faltar afeto, acolhimento e alegria. A criança deve ter prazer na construção do seu conhecimento.

A abordagem pedagógica do Colégio Alumnus contempla o desenvolvimento dos alunos nos aspectos afetivo, cognitivo, sócio-interativo e psicomotor, possibilitando à criança adquirir e desenvolver a socialização e a interatividade com outras crianças da mesma faixa etária.

Atividades pedagógicas, esportivas, musicais e artísticas fazem parte de um criterioso planejamento elaborado anualmente pela equipe de educadores e acompanhado/atualizado semanalmente pela Supervisão Pedagógica do segmento.

O Colégio Alumnus ocupa espaço próprio e conta com uma estrutura moderna, planejada especialmente para promover a aprendizagem e a recreação dos alunos. A segurança é observada com rigor. Após a movimentação de entrada,  pais e responsáveis ou outras pessoas só podem entrar no colégio com autorização da secretaria.

A Educação Infantil abrange do Maternall II (02 anos) ao 2º Período  (05 anos).

AULAS ESPECIALIZADAS

• Educação Física

Ensino Fundamental I Anos Iniciais

1º ao 5º ano

O Ensino Fundamental Anos Iniciais tem por objetivo desenvolver na criança toda a sua potencialidade, tendo em vista o domínio pleno da leitura e da escrita, o uso do raciocínio lógico, a compreensão do mundo e a valorização das artes e da cidadania. Para isso, o Colégio Alumnus conta com profissionais qualificados que incentivam os alunos a exercitarem a prática do diálogo para a resolução de conflitos, reforçando a autodisciplina, o senso de responsabilidade e os laços de amizade, lealdade e respeito para com o próximo.

As fases de desenvolvimento e as formas de aprender de cada um são sempre respeitadas, valorizando sua inserção na cultura e a importância das interações. Isso sem perder o valor do brincar como forma primordial da criança ser e estar no mundo. Sendo assim, a prática educacional do Colégio Alumnus não fica limitada à sala de aula. Jogos, brincadeiras, trabalhos de campo, visitas culturais, atividades esportivas e projetos que culminam em exposições, feiras e mostras acontecem durante todo o ano, com o objetivo de fazer com que os alunos sejam capazes de transformar a informação adquirida em conhecimento, de desenvolver seus talentos e habilidades ao mesmo tempo que despertam o prazer em aprender.

13h às 17h30 (turno da tarde)

AULAS ESPECIALIZADAS

• Educação Física
  • Xadrez (do 1º ao 3º ano)
  • Inglês
  • Produção de Texto (a partir do 4º ano)

Ensino Fundamental Anos Finais

6º ao 9º ANO

Nos anos finais do Ensino Fundamental, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização e das diversas áreas do conhecimento. Ampliam-se também as experiências que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises e argumentações em todos os suportes disponíveis nas sociedades contemporâneas.

O Colégio Alumnus oferece em todas as etapas de escolarização, mas em especial entre os estudantes do Ensino Fundamental, condições e ferramentas para que possam acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação. Além disso, propicia condições para que o estudante construa uma imagem positiva de si; respeite o próximo; tenha consciência de seus direitos e deveres, bem como dos valores éticos e morais.

Ensino Médio

Quando chegam ao Ensino Médio, os estudantes têm a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Fundamental, além de ampliá-los. Ao longo desse processo, são submetidos a diferentes experiências de avaliações. E para alcançar os objetivos propostos, é necessário articular o conhecimento teórico aos diversos campos do saber. Por isso, as atividades pedagógicas do Colégio Alumnus enfatizam, de forma integrada, o conhecimento prático, amplo, contextualizado e interdisciplinar, que corresponde também às necessidades do aluno e da vida contemporânea.

Educar é também orientar a fazer escolhas. Um aspecto importante nessa etapa da vida dos alunos é a tomada de decisão em relação à profissão a seguir, o que torna a mediação desse processo de encaminhamento profissional importantíssima. São escolhas que exigem dos alunos autoconhecimento, informações sobre a amplitude das ocupações profissionais existentes, situação do mercado de trabalho atual e futuro e empreendedorismo.

Aqui, o aluno é protagonista da sua educação e, por isso, escolhe os itinerários que deseja fazer dentro da lista ofertada anualmente.