Nossa Escola
Histórico
Em abril de 1999, a pedagoga Joisa Virgínia Silva de Carvalho fundou a “Alumnus Educação Infantil”, tendo em mente educar como um ideal, não como um empreendimento, apenas.
O bairro escolhido para acolher o sonho e o empreendedorismo da educadora foi o Fernão Dias, que na época começava a se desenvolver, atraindo jovens famílias. Assim, a demanda por uma educação infantil de qualidade também foi aumentando e proporcionando um crescimento contínuo à escola.
Muita dedicação e persistência contribuíram para que o ideal de sua fundadora se tornasse realidade, fazendo a pequena Alumnus conquistar a confiança dos pais.
Em 2002, a criação de um 2º andar mostrava que o trabalho estava sendo reconhecido, mas também apontava para a necessidade de um espaço maior para dar continuidade ao projeto educacional.
A grande mudança veio em 2005 com a construção da nova sede na avenida principal do bairro, mas isso só foi possível graças ao apoio de João Paulo da Silva, pai da fundadora, e ao empreendedorismo de Márcio Sales de Carvalho, marido e sócio da Joisa. Inaugurada com 2 andares, a escola teve seu projeto concebido para crescer até 4 andares, tamanho atual da estrutura. O trabalho desenvolvido credenciou, no mesmo ano, a implantação das séries iniciais do Ensino Fundamental, agora como Colégio Alumnus.
Perseverando em uma proposta alicerçada no ideal de educar e com a parceria dos pais, em 2012 o Colégio Alumnus passou a oferecer o Ensino Fundamental – anos finais e, em 2021, o Ensino Médio.
Em 2024, O Ensino Médio ganhou uma nova sede. Um prédio moderno, na esquina da Rua Doresópolis com a Rua José Júlio Ferreira, com pátio, laboratório, biblioteca, quadra e espaço de eventos.
Origem do Nome
O nome Alumnus vem do latim e significa “estudante”, foco do trabalho educacional desenvolvido pelo Colégio e, acima de tudo, a sua razão de existir.
Missão
Formar um CIDADÃO INTEGRAL por meio da inovação pedagógica
Visão
Ser referência na qualidade da educação em Belo Horizonte.
Valores
Ética:
Respeito aos outros, compromisso com o que se propõe a fazer. Pontualidade, seriedade, verdade e cuidado nos relacionamentos.
Assertividade:
Capacidade, coragem e confiança para o desenvolvimento dos diálogos e mudanças.
Inovação:
Busca incessante de práticas de ensino novas, interessantes e desafiadoras.
Capacitação:
Investimento na formação proativa e comprometida com o crescimento pessoal e profissional.
Parceria:
Pais são companheiros no processo de educação dos filhos. O relacionamento dos colaboradores com o Colégio Alumnus deve transcender ao mero vínculo empregatício; mas assumir-se numa postura de interesse, entrega e envolvimento.
Infraestrutura
Prédio Educação Infantil e Ensino Fundamental
4 andares, 1 quadra poliesportiva coberta, biblioteca, sala de artes, laboratório de ciências, salas amplas.
O Colégio Alumnus foi planejado em 2002, quando a antiga sede já não conseguia atender mais a demanda das famílias que o procuravam. Assim, o arquiteto Marcos Satuf planejou a sede do Colégio com 4 andares, já pensando em um crescimento sustentável, e com projeto arquitetônico específico para escola.
Prédio Ensino Médio
A nova sede do Colégio Alumnus, situada na esquina da Rua Doresópolis com a Rua José Júlio Ferreira, é um marco arquitetônico e educacional em desenvolvimento. Projetado pelo renomado Estúdio Pedro Haruf, com parceria de Gabriel Castro e Marcos Franchini, o edifício de quatro andares se destaca pela sua moderna arquitetura, com brises metálicos que proporcionam conforto térmico e economia de energia. O terraço azul no último pavimento funciona como quadra poliesportiva e espaço para eventos.
O edifício reflete a visão inovadora do Colégio Alumnus para o Ensino Médio, oferecendo um ambiente dinâmico e inspirador para os alunos.
Equipe Administrativa
- Joisa Virginia Silva de Carvalho – Gestão Escolar
- Márcio Sales de Carvalho – Gestão Escolar
- Vânia Lúcia Silva – Diretora Pedagógica
- Geisa Cristina Silva – Diretora Financeira
- Isabela Latif de Carvalho Castro – Diretora de Comunicação, Marketing e Relacionamentos
- Roberta Siúves – Orientadora Escolar
- Jacqueline Caixeta – Supervisora do Ensino Médio
- Renata Aparecida Pinto – Supervisora do Ensino Fundamental
- Patrícia Novaski – Supervisora da Educação Infantil
- Tatiana Alves de Almeida – Secretária Escolar
Equipe de Educadores
- Professores formados em Pedagogia
- Auxiliares de turma nos Maternais
- Professores especializados nas aulas de Inglês, Xadrez, Educação Física, Arte, Música e Produção de Texto
- Professores especializados no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio
Metodologia Filosófica
Nosso projeto educativo visa a formação global da criança nas diferentes dimensões do ser humano (corpo, mente, inteligência, afetividade, espírito, equilíbrio) em que não só o aspecto cognitivo, mas também o afetivo, o artístico, o lúdico, o emocional adquirem grande importância. Além disso, nossa instituição possui uma dimensão de formação moral e ética fundamentada em valores que se baseiam na verdade, na bondade, na honestidade, no amor, no respeito, na justiça, na solidariedade e na partilha.
Assim, todos os integrantes da comunidade escolar (educadores e pais) têm o dever de colaborar e participar do desenvolvimento do nosso projeto educativo, promovendo a realização dos fins propostos para a educação em nossa instituição.
As diretrizes pedagógicas que norteiam o nosso trabalho e que serão aqui explicitadas, consideram a criança como um ser em desenvolvimento e crescimento, que possui alguns conhecimentos prévios mesmo antes de se ingressar na escola. É um ser ativo, experimentador e criativo, um sujeito histórico e social, único em sua existência.
Nossa filosofia de trabalho está construída nos pilares do respeito à criança em cada fase do seu desenvolvimento, enquanto um ser pensante e atuante no mundo. Nossa prática visa propiciar um ambiente favorável à sua formação global, onde se considera importante o seu conhecimento prévio, suas habilidades e vivências. Assim, a escola deve ser um lugar estimulante para a criança realizar descobertas e construir o conhecimento, através da interação com o meio e ambos se modificando através desse processo.
Trabalhamos na perspectiva da formação da autonomia, no estímulo à busca de estratégias de aprendizagem, ou seja, aprender a aprender.
Metodologia Pedagógica
A Educação Infantil
A Educação Infantil é uma das etapas escolares mais valorizadas pelos estudiosos e pelas teorias pedagógicas nos últimos 20 anos.
Ensino Fundamental I
Nosso trabalho lida com o processo de aprendizagem numa visão mais ampla do docente, considerando os vários aspectos da formação do ser humano: social, emocional, intelectual e motor.
Ensino Fundamental II
Esta fase da escolaridade ocorre concomitantemente com um momento de grande mudança na vida dos estudantes.
Ensino Médio
Com a chegada do Novo Ensino Médio o aluno é protagonista na sua educação, e por isso, escolhe os itinerários que deseja fazer para aprofundar seus estudos, preparando-o para a faculdade.
Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico
Com o intuito de proporcionar ainda mais transparência às famílias, apresentamos o nosso Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico. O Regimento Escolar descreve as principais normas e regras que norteiam o funcionamento do nosso Colégio e o PPP traz, de forma objetiva e organizada, os princípios da nossa Metodologia que estão diretamente ligados aos Referenciais Curriculares Nacionais e aos Parâmetros Curriculares Nacionais.