Você sabe por que a rotina da Educação Infantil fica exposta na sala de aula?

IMG_7249“(…) um aspecto que contribui para o desenvolvimento da autonomia é que a criança tenha referências para situar-se na rotina da instituição. Quando se está num ambiente conhecido e em que se pode antecipar a sequência dos acontecimentos, tem-se mais segurança para arriscar e ousar agir com independência. O conhecimento da sequência da rotina é também fator que favorece o desenvolvimento da autonomia. Pode-se pensar em organizá-lo por meio de instrumentos que se utilizem das novas conquistas no plano da representação, ou seja, a crescente familiarização com linguagens gráficas, como o desenho e a escrita. Assim, a elaboração de quadros e tabelas onde as atividades fixas de cada dia da semana estejam registradas pode constituir-se numa interessante atividade. Uma vez produzida a tabela, constitui-se num instrumento a ser consultado pelas crianças para poderem se guiar com mais independência na sucessão de atividades a serem realizadas. Para favorecer o desenvolvimento da autonomia é necessário que o professor compreenda os modos próprios de as crianças se relacionarem, agirem, sentirem, pensarem e construírem conhecimentos. ”

Fonte:  Referencial Curricular para a Educação Infantil – http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf

Aqui no Colégio Alumnus, logo que vão chegando, as crianças já se mostram curiosas para conhecer as atividades que acontecerão durante o dia, por isso cada sala possui um quadro de rotinas. As professoras usam quadros diferentes, que depois de preenchidos com a participação dos alunos, ficam expostos em lugar visível. Nos maternais, o quadro é um cartaz com bolsos, onde as crianças colocam objetos do seu cotidiano que correspondem às atividades propostas. Já os alunos de 3º e 4º anos usam fotos da própria turma realizando as atividades, e os alunos do 2º período auxiliam a professora na escrita e desenho da rotina que é feita na lousa.

rotina 2