Filosófica

Educação Infantil, Ensino Fundamental, filosofia escolar, ppp, projeto pedagógico, pedagogia, colégio, escola

Respeitamos o desenvolvimento da criança em todas as suas fases.

Nosso projeto educativo visa a formação global da criança nas diferentes dimensões do ser humano (corpo, mente, inteligência, afetividade, espírito, equilíbrio) em que não só o aspecto cognitivo, mas também o afetivo, o artístico, o lúdico, o emocional adquirem grande importância. Além disso, nossa instituição possui uma dimensão de formação moral e ética fundamentada em valores que se baseiam na verdade, na bondade, na honestidade, no amor, no respeito, na justiça, na solidariedade e na partilha.

Assim, todos os integrantes da comunidade escolar (educadores e pais) têm o dever de colaborar e participar do desenvolvimento do nosso projeto educativo, promovendo a realização dos fins propostos para a educação em nossa instituição.

As diretrizes pedagógicas que norteiam o nosso trabalho e que serão aqui explicitadas, consideram a criança como um ser em desenvolvimento e crescimento, que possui alguns conhecimentos prévios mesmo antes de se ingressar na escola. É um ser ativo, experimentador e criativo, um sujeito histórico e social, único em sua existência.

Nossa filosofia de trabalho está construída nos pilares do respeito à criança em cada fase do seu desenvolvimento, enquanto um ser pensante e atuante no mundo. Nossa prática visa propiciar um ambiente favorável à sua formação global, onde se considera importante o seu conhecimento prévio, suas habilidades e vivências. Assim, a escola deve ser um lugar estimulante para a criança realizar descobertas e construir o conhecimento, através da interação com o meio e ambos se modificando através desse processo.

Trabalhamos na perspectiva da formação da autonomia, no estímulo à busca de estratégias de aprendizagem, ou seja, aprender a aprender.